A vocação do religioso irmão é uma resposta ao chamado divino que intui no coração do vocacionado o desejo de escolher por uma vida de doação aos irmãos, no seguimento de Jesus que dedicou-se de preferência aos pobres e excluidos da sociedade. Seguindo a mesmo intituição de Cristo, nosso fundador decidiu fundar a nossa Congregação. Portanto, é em nome de Jesus e por seu mandato que nós, Irmãos da Misericórdia, continuamos essa missão na Igreja, a qual, se expressa pelo cuidado com a pessoa humana em todas as suas dimensões.
Ao jovem que deseja se consagrar a Deus como Irmão da Misericórdia, será oferecido um processo de crescimento espiritual, humano e apostólico, de forma a prepará-lo para assumir conosco a missão da Congregação.
Todo processo vocacional da pessoa que ingressa em nossa Congregação se dá por etapas:
ACOMPANHAMENTO VOCACIONAL
Após contato inicial do jovem conosco, inicia-se um tempo de discernimento, o qual acontece por meio de contatos telefônicos, email's, cartas, visitas e muito diálogo. Ao longo desse período o jovem conhece de forma breve a Congregação e também conhecido por ela. Concluído o acompanhamento e o jovem sendo aprovado, será acolhido no Postulantado.
POSTULANTADO
O Postulantado é um tempo de maior conhecimento do candidato em relação à Congregação e deste em relação ao candidato. Tem duração mínima de 1 ano, no entanto, é a caminhada do jovem que vai determinar o tempo a sua conclusão ou continuação. Será um período marcado pelo início do autoconhecimento sob a ótica espiritual e humana, no qual, sob a orientação do Formador, o Postulante vai caminhando e sendo acompanhado. Nesse tempo lhe será propostas atividades se estudos e práticas no sentido de inseri-lo no ambiente da vida religiosa. Findo o período do Postulantado, o jovem sendo aprovado, será admitido no Noviciado.
NOVICIADO
O Noviciado é um tempo de profunda escuta e recolhimento. Com duração de dois anos, nos quais, o noviço, sob a orientação do Mestre de Noviços, inicia a vivencia prática da vida religiosa. Dividido em primeiro e segundo ano, cada um destes terá sua dinâmica e proposta educativa próprias, numa integração de conteúdos e vivências práticas de estágios, unindo teoria-prática, ação-reflexão-ação. Concluído o noviciado, o noviço é convidado para emitir os primeiros votos, tornando-se um religioso Irmão da Misericórdia, a partir daqui passa para uma nova etapa, a qual denominamos Juniorato.
JUNIORATO
Tendo proferido os votos de Pobreza, Castidade e Obediência, o jovem irmão é enviado para uma comunidade religiosa, na qual, vivenciará sua vida religiosa com outros co-irmãos de comunidade. Será acompanhado por um irmão mais experiente, que o auxiliará na continuidade do seu processo de formação. O Juniorato tem duração mínimo de 5 anos. Findo esse período, se aprovado, fará a Profissão Perpétua, confirmando para sempre sua consagração a Deus na Congregação.
FORMAÇÃO CONTINUADA
Ressaltamos que a formação não acaba com os votos perpétuos, mas somente com o término da caminhada terrena, enquanto isso, somos convidados pela Congregação a continuar nossa formação espiritual, humana e apostólica, por meio de espaços de formação nessas dimensões, de forma a nos prepararmos cada vez melhor para servir aos destinatários da nossa missão.
Não somos pessoas prontas, nunca estaremos, mas, pessoas em constante processo de crescimento e desenvolvimento. Em toda nossa vida existe a possibilidade de nos desenvolvermos, no entanto, para ser admitido na Congregação, algumas características são importantes identificar no jovem:
* Acolher cada etapa educativa-formativa como tempo de crescimento e não como mero cumprimento de fases
* Sentir alegria no relacionamento com Deus
* Desejar viver a vida comum com outras pessoas que Deus pos em meu caminho
* Ter interesse pela vida espiritual
* Ser aberta ao mundo, ser otimista e alegre
* Estar aberto entrar no processo de humanização com toda a sua dinâmica educativa
* Ser aberto a mudanças
* Disposição ao diálogo
* Sentir bem entre as pessoas, sobretudo aquelas menos oferecidas e que nada tem a nos oferecer em troca
* Ter disponibilidade para estar junto aos doentes, idosos, pobres, deficientes
* Estar disposto a se transformar no amor de Deus e acolher os seus desígnios por meio da Congregação
* Ter facilidade de conviver em grupo, e abertura para superar conflitos
* Estar aberto às orientações dos responsáveis pela Formação